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O que é uma régua de relacionamento?

Quando falamos sobre relacionamento com o cliente, muito tem se falado sobre a importância da fidelização. Para conseguir fidelizar o consumidor em um mercado tão competitivo de marcas e informações que chegam é preciso investir em uma comunicação assertiva e de qualidade. Uma das ferramentas para desenvolver a comunicação com o cliente é criar uma régua de relacionamento. O objetivo de trabalharmos uma régua de relacionamento é melhorar a experiência do cliente com a sua marca, seja por meio do produto ou serviço oferecido, por meio de uma comunicação dirigida, transparente, eficaz e estratégica.

Qual a importância de uma régua de relacionamento?

Em um processo de venda, o relacionamento de qualidade é o que estabelece a fidelização do cliente com a marca. A utilização de uma régua de relacionamento possibilita estabelecer a construção de uma relação mais próxima com a sua base e que, como resultado, pode aumentar a conversão e rentabilidade.

A comunicação da régua de relacionamento é realizada por meio de um conjunto de ações, com a utilização de e-mail marketing, sms, call center ativo e envio de ofertas, por exemplo. Uma boa régua de relacionamento é aquela que estabelece interações contínuas e relevantes com o cliente e que transmita as expectativas corretas.

Case Crefisa – Orquestração Oracle Responsys e Oracle Infinity para régua de relacionamento

Um dos projetos de régua de relacionamento desenvolvidos pela ADIN foi para a Crefisa, uma instituição financeira com mais de 50 anos e possui soluções financeiras como banco digital, meios de pagamento, crédito financeiro, produtos para empresas, para diversos públicos.

De maneira geral, o sistema financeiro é composto por diversos segmentos e instituições, além de diversos tipos de clientes. Um mercado que também demanda a constante busca e implementação de tecnologias que promovam a melhoria de seus sistemas, relacionamento com o cliente e também dos produtos e serviços oferecidos. 

A necessidade apresentada pela Crefisa foi de desenvolver um projeto para fidelização da base de clientes a partir de implementação de tecnologias de automação de marketing e análise de dados. Havia um trabalho prévio de comunicação da empresa com a sua base de clientes em que utilizavam uma ferramenta para realizar o envio de sms.

Até então, ainda não haviam utilizado o e-mail marketing para a comunicação. No entanto, havia um entendimento de que essa também seria uma ótima forma para abordar o cliente. 

A solução apresentada para a ADIN foi a de realizar um estudo da base de clientes para conhecer o perfil do consumidor e dos produtos para, assim, criar estratégias específicas e adequadas a cada caso. A partir deste estudo, construir uma régua de relacionamento e posteriormente utilizar de maneira integrada o Oracle Responsys e o Oracle Infinity para impactar a base por sms e e-mail. 

No início do trabalho com o Oracle Responsys foi realizado um warm up, que obteve excelentes resultados e uma taxa de abertura de 29,28%

A ADIN também já realizou a implementação do Oracle Responsys em diversas empresas deste segmento, com o objetivo de trabalhar as segmentações específicas que este mercado exige. Dentre alguns dos projetos desenvolvidos, estão listadas relevantes empresas como Banco BMG, Banco Safra, PagSeguro, Banco Sofisa.

Confira também como realizar a captura de dados com Oracle Infinity.

Algumas dicas para criar uma boa régua de relacionamento

  • O primeiro contato é super importante. Lembre-se sempre de enviar uma mensagem de agradecimento após o cliente realizar o cadastro.
  • Realize a captura de dados de navegação para verificar se o cliente acessou algum produto e deixou um carrinho abandonado após realizar o cadastro. Isso já é uma forma eficaz de entrar em contato, como, por exemplo, finalizar a primeira compra.
  • Realize a segmentação da base e envie ofertas personalizadas para cada tipo de cliente. Dessa forma é possível obter melhores resultados em taxa de abertura e construção da fidelização.
  • Estabelecer um relacionamento no pós-venda é tão importante quanto no momento da venda de um produto ou serviço. Mantenha um canal aberto de comunicação, peça avaliação da experiência, do produto e do atendimento.
  • É interessante estabelecer uma comunicação para aqueles contatos que demoram para responder às ações de comunicação. Uma sugestão de contato é o envio de uma comunicação com novidades e ofertas de interesse do cliente.
  • Você também pode enviar sugestões de produtos relacionados à última compra realizada.
  • Envio de comunicações comemorativas como data de aniversário do cliente também são uma boa sugestão para aproximar-se do cliente. 

Mas lembre-se: antes de planejar essas ações é muito importante conhecer o seu público por meio de captura de dados de navegação e cadastro da base. Além deste trabalho, utilizar tecnologias de automação de marketing e análise de dados a partir de inteligência artificial pode ser extremamente vantajoso. Na sequência deste post, conheça um pouco mais sobre as funcionalidades das ferramentas Oracle.

Sobre o Oracle Responsys

Com a ferramenta Oracle Responsys, é fácil criar audiências e coletar dados de diversas fontes para captar informações, interagir com clientes e criar relevância. A Oracle Responsys possibilita que equipes de marketing utilizem as ferramentas para proporcionar experiências relevantes, envolver seus clientes em todos os dispositivos, canais e ciclos de vida.

Conheça também o case de implementação do Oracle Responsys para o Grupo Arezzo.

Você conhece as funcionalidades do Oracle Responsys?

Além do Oracle Infinity, o Oracle Responsys também pode ser integrado à outras ferramentas, Oracle Marketing Cloud, Oracle Service Cloud, Oracle Analytics e Oracle Autonomous Database, que possibilitam uma ação conjunta e integrada para agregar valor ao seu negócio e oferecer uma experiência única do seu cliente com a sua marca. 

O Oracle Responsys é uma tecnologia de captação de dados para CRM e que entrega soluções para relacionamento b2c. A ferramenta desenvolvida pela Oracle analisa o comportamento do consumidor e suas preferências, possibilitando uma entrega de interações relevante e em tempo real, através de e-mail marketing, mobile, social, web e display. O Oracle Responsys possibilita melhorar os resultados em marketing em programas, campanhas, conteúdo e prazos – sendo acionado pelo próprio consumidor.

Conheça neste post mais detalhes sobre o funcionamento da ferramenta e também o case de implementação do Oracle Infinity para a Tok&Stok pela ADIN.

Sobre Oracle Infinity

O Oracle Infinity é uma plataforma de análise de dados do Oracle Marketing Cloud para capturar, processar, armazenar e interrogar conjuntos de dados ilimitados para empresas que desejam obter inteligência de dados do cliente para alimentar suas campanhas de marketing. É uma nova abordagem no cenário de big data (que já existe há 10 anos) e a transforma em uma solução tangível, significativa e prática para os intermináveis ​​mares de informações digitais que as empresas lutam para explorar e utilizar.

O Oracle Infinity é uma plataforma de análise digital para rastrear, medir e otimizar o desempenho e o comportamento do visitante de sites e aplicativos móveis da empresa. O aplicativo Analytics no Oracle Infinity fornece um conjunto de coleções de relatórios para explorar e gerenciar seus dados.

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